quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dica para o cabelo

Alguma coisa me diz que este post não vai acabar bem, mas após tanta pesquisa e perda de tempo não vou deixar de publicar uma matéria sobre uma das maiores falácias da convivência diária, assumida e aceita por todos. Antes de começar, gostaria que todos se fizessem a seguinte pergunta: existe alguma forma de alimentar e nutrir matéria morta? Você em sã consciência serviria ração com proteínas ao seu gato morto?


Creio que a maioria das respostas serão negativas, mas por que então você usa xampu com revitalizador-antioxidante-umectante com provitamina B5 e Pantene Garnier Fructis com Filtro UVA se o seu cabelo é nada mais que matéria morta que não pode ser alimentado? Os aminoácidos, proteínas e vitaminas de sua composição não têm ação eficaz sobre o cabelo. Isso sem falar do compêndio botânico de essências e outros compostos esdrúxulos. Tudo é chapinha e pintura para adubar um cadáver celular, amortalhado desde a raiz às pontas. É impossível nutrir células mortas.
Cabelo humano no microcópio eletrônico
Nada que seja acrescentado ao cabelo faz com que ele se torne mais saudável, já que o cabelo tem tanta saúde como um capô de carro recém encerado. O cabelo vivo (dentro do folículo piloso) está por baixo da pele do couro cabeludo -longe do contato de qualquer produto- e em seu crescimento intrínseco os nutrientes chegam via circulação sanguínea, de forma não exógena. Portanto, todos os compostos dos xampus destinados a nutrir e alimentar o cabelo seriam mais eficazes administrados por via oral. Você beberia o seu xampu? Evidentemente que não. Uma boa dieta é muito mais eficaz que o mais caro e avançado xampu do mercado.
Belo Cabelo
Uma pesquisa feita para a Organização de Consumidores Americanos -talvez a mais importante do mundo- depois de recolher mais de 1.700 amostras, chegou a conclusões importantes sobre a eficácia, rendimento e benefício dos aditivos das diferentes formulações de xampus, máscaras e condicionadores:
  • Vitaminas e Pró-vitaminas

    Não oferecem vantagens especiais para o cuidado do cabelo e seus problemas associados. A vitamina E ou Pantenol poderia ter um pequeno efeito cosmético circunstancial, mas sem nenhum tipo de bioatividade.

    Exemplos de xampus (pró)vitaminados comercializados: todas as gamas Pró V da Pantene.
  • Extratos botânicos

    Oferecem um cheiro extra agradável ao produto, mas nada mais. Não há vantagens para o cabelo associadas a seu uso.

    Exemplos de xampus com extratos botânicos: todos os aromáticos de frutas e plantas.
  • Proteção dos raios UVA

    Os resultados obtidos nos testes dos xampus com componentes protetores aos raios uva são absolutamente depreciáveis pelas quantidades mínimas que chegam a cobrir cada fio de cabelo.
  • Antioxidantes

    Não oferecem benefício algum ao cabelo morto. Os radicais livres em material morto não têm função alguma. O couro cabeludo também não transmite as propriedades dos antioxidantes ao folículo piloso.
  • Umectantes

    Os fabricantes utilizam os umectantes como parte da verborréia publicitária de seus produtos. Os próprios detergentes do xampu engolem os umectantes acrescentados.
Muitos dos produtos mais comuns e baratos contêm todos os produtos essenciais, necessários e suficientes (sulfato de amônia,dimeticonacloruro hidroxipropiltrimonio) que verdadeiramente melhoram e limpam o cabelo desde há muitos anos sem recorrer aos nutrientes chamativos e caros. Desconfie de um cabeleireiro que oferece o último produto do mercado. Normalmente os bons produtos usam as formulações mais simples e clássicas de sempre como a fórmula do famoso sabão de coco da vovó.

Que fique bem claro, a intenção deste post é antes de tudo mostrar que existem sim xampus que ajudam a melhorar o aspecto do cabelo, mas infelizmente a maioria deles não serve para nada, pura perfumaria cuja principal função é enganar e fazer você gastar mais. Cabe aqui uma revisão de conceitos.

Agora basta repassar a composição de seu xampu diário para refletir se sua composição traz algum benefício a seus cabelos ou não, e descobrir quanto dinheiro você está jogando no lixo todo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário